terça-feira, 23 de março de 2010

O Caminho-de-Ferro em Lousada


Centro de Louzada

A linha do Tâmega revelava-se insuficiente para as necessidades da população de Penafiel, Lousada e Felgueiras. Estes concelhos estavam isolados no progresso e nas comunicações. Não havia ainda o transporte rodoviário, só o caminho-de-ferro que era a ligação rápida da época. A 13 de Dezembro de 1908, nos Paços do Concelho de Lousada, com a sala repleta de interessados, o Sr. Visconde de Lousada, presidente da comissão central de Lousada para a subscrição de acções, salientou, em frase fluente, eloquente e persuasiva, as vantagens que a população do concelho teria na construção da via férrea.

Ponte de Ponterrinhos

Em Fevereiro de 1909, começavam os primeiros trabalhos para a organização da planta dos terrenos por onde devia passar o caminho-de-ferro. Em Lousada, a linha atravessava o concelho nas freguesias de Lodares, Nevigilde, Nespereira, Boim, Cristelos, Silvares, Nogueira, Alvarenga, Santa Margarida e São Miguel.

Ponte de S. Miguel

O projecto da construção da linha férrea dá entrada no Ministério das Obras Públicas a 28 de Março de 1909. Em Março de 1910, estavam concluídas todas as formalidades legais para a concessão se efectuar. O caminho-de-ferro podia começar a ser construído.

A 8 de Novembro de 1913, foi inaugurado o troço de Novelas a Lousada. O comboio, rebocado pela máquina «Lousada», chegou à Vila de Lousada por volta das 11 horas e o percurso fazia-se em 22 minutos.



Jorge Moreira, do 12º C

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