Na segunda metade do século XIX, regista-se uma nova organização social:
a nobreza perdeu privilégios, passou a pagar impostos, viu diminuídos os rendimentos, mas continuou a possuir muitas terras
O clero também perdeu muitos privilégios; as ordens religiosas foram extintas e as suas terras passaram a pertencer ao governo
A burguesia transformou-se no grupo social mais importante e viu a sua riqueza aumentada devido ao desenvolvimento do comércio e da indústria
O povo passou a ter, na lei, os mesmos direitos e deveres que os outros grupos sociais; na prática, continuou a ser o grupo que vivia com mais dificuldades e que desempenhava as tarefas mais duras e difíceis.
Dividiram a terra:
- tirando-a à nobreza e ao clero e vendendo-a à burguesia;
- acabando com o "morgadio" (o filho mais velho herdava toda a propriedade);
- dividindo os baldios (terrenos incultos)
Introduziram novas técnicas de cultivo (alternância de culturas, sementes seleccionadas, adubos)
Introduziram novas alfaias e máquinas agrícolas.
Na exploração mineira
Desenvolveu-se a exploração mineira, sobretudo minas de cobre, ferro e carvão.
Junto a minas surgiram novas povoações
O carvão passou a ser a principal fonte de energia para uso doméstico e para a indústria.
Mina de Aljustrel
Na indústria
Mas a grande "revolução" na indústria deu-se com a máquina a vapor.
Em Portugal a primeira foi usada em 1835.
A introdução das máquinas na indústria permitiu:
produzir em maior quantidade; produzir mais rapidamente; produzir em série; utilizar a divisão de tarefas; tornar os produtos mais baratos.
Ensino
Neste período, os vários governos reformaram o ensino: 1.o ensino primário tornou-se obrigatório e gratuito
2.o ensino liceal alargou-se a todas as capitais de distrito 3. foram criadas as primeiras escolas de ensino técnico 4.foram criados cursos universitários
Material escolar, (Entre elas a palmatória)
Comissão de Comemoração do Centenário da República nas Escolas (E. S. Lousada)
Comissão de Comemoração do Centenário da República nas Escolas (E. S. Lousada)
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